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Os 25 livros de gestão mais importantes das últimas décadas pela TIME

16/07/2015 - Empreendedorismo

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Os 25 livros de gestão mais importantes das últimas décadas pela TIME

Uma das mais completas listas de livro para empreendedores.
A revista norte-americana “Time” fez uma seleção dos mais importantes livros de gestão das últimas décadas.








1.The Age of Unreason (1989), de Charles Handy

A Era da Irracionalidade



Handy, então um professor visitante da London Business School, descreve na obra as dramáticas mudanças que estavam ocorrendo no cotidiano e no ambiente de trabalho no final da década de 80.

As novas tecnologias e a diminuição dos postos de trabalho de período integral, entre outros, fizeram com que fosse necessário abandonar as velhas regras e experimentar novas maneiras de trabalhar uns com os outros.

O livro do professor só cresceu em importância nas décadas seguintes à sua publicação. A ascensão da internet, o crescimento da terceirização e a explosão das redes sociais provaram que sua interpretação dos fatos estava incrivelmente precisa.

 

2.Built to Last: Sucessful Habits of Visionary Companies (1994), de Jim Collins e Jerry Porras

Feitas para durar – Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias


Essa pesquisa seminal com 18 companhias visionárias, como Disney, 3M e Sony tenta revelar as práticas que levaram essas companhias a se destacar.

Os professores de negócios de Stanford, Jerry Porras e Jim Collins, descobriram que, ao contrário do senso comum, as empresas mais bem-sucedidas não são lideradas por presidentes extraordinários.

Ao contrário, o que elas têm em comum é uma forte cultura corporativa. Em outras palavras, contratam profissionais brilhantes e permitem seu desenvolvimento.

Hoje, pode parecer óbvio, mas nos anos 90 deixou muita gente de cabelo em pé.

3.Competing for the Future (1996), de Gary Hamel e C.K. Prahalad

Competindo pelo Futuro


Neste livro, Hamel e Prahalad propõem um conceito mais amplo para a definição de estratégia de negócios – uma redefinição que desde então se consolidou como a mais aceita.

Eles mostram como o planejamento estratégico é necessário a todo tempo, não apenas durante pequenos intervalos nos negócios regulares da empresa.

Entre os ensinamentos chave do livro está a necessidade de cultivar suas principais competências para não somente se adaptar aos novos tempos, mas também se antecipar às mudanças.

4.Competitive Strategy: Techniques Analyzing Industries and Competitors (1980), de Michael E.Porter

Estratégia Competitiva – Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência


Por três décadas, este livro de Michael Porter tem sido o ponto de partida para os administradores que querem maximizar o lucro de sua empresa em um mercado competitivo.

O professor da Harvard Business School lista cinco forças competitivas básicas, que condensam e simplificam a complexidade da indústria e são tão relevantes hoje quanto em 1980.

Com ferramentas passo a passo para ajudar os gestores a selecionar novas indústrias e a prever como o mercado evoluirá, Porter lista três fatores competitivos básicos: custo, diferenciação e foco.

5.Emotional Intelligence (1995), de David Goleman

Inteligência Emocional


O que pode explicar o fato de algumas pessoas com alto QI não se darem bem, enquanto outras de QI mais modesto terem um desempenho surpreendentemente bom?

Características como autocontrole, persistência e motivação são conhecidas como inteligência emocional. Sem elas, escreve Goleman, carreiras são comumente destruídas desnecessariamente. Há esperança, no entanto, “Temperamento não é destino”, ele diz.

O autor explica que um maior QI emocional pode ser desenvolvido. Persuasivas, as idéias que o autor introduz se tornaram, desde então, meios para treinar o comportamento dos empregados e habilidades de administração.

 

6.The E-Myth Revisited: Why Most Small Business Don’t Work and What to Do about it (1985), de Michael E. Gerber

O Mito do Empreendedor


O mito a que se refere este livro se refere é a comum – e normalmente desastrosa – presunção de que uma pessoa que se sobressai tecnicamente ao trabalhar em uma empresa irá chegar ao comando de seu próprio negócio.

Gerber destrói o mito mostrando que, além de ser um técnico, um homem de negócios de sucesso precisa também ser um bom gerente e um empreendedor com visão de futuro para a companhia.

7.The Essencial Drucker (2001), de Peter Drucker O

Essencial de Drucker 


Com uma sólida carreira de quase 60 anos, Peter Drucker, falecido em 2005, praticamente inventou a teoria da administração.

Por boa parte do século XX, ele foi o queridinho dos CEOs, aconselhando de Alfred Sloan, lendário ex-presidente da General Motors, a Andy Grove, ex-CEO da Intel.

Consagrado por conseguir pensar à frente de seu tempo, com mais de 30 livros publicados, talvez o melhor seja começar com esta versão condensada para compreender o pensamento de Drucker, uma poderosa seleção feita por ele mesmo em 2001.

8.The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization (1990), de Peter Senge

A Quinta Disciplina


Muitos manuais de gestão são feitos com base na análise de cases e de informações.

A epifania para a criação deste livro surgiu durante uma manhã quando Peter meditava. Senge, que fundou o Center for Organizatinal Learning da Sloan School of Management, do MIT, baseou sua obra em cinco disciplinas, ou competências, que devem ser desenvolvidas pelas empresas.

Mas o coração do livro é a quinta disciplina, batizada de pensamento sistemático, que envolve a análise do complexo sistema de relacionamentos, removendo os obstáculos para o aprendizado genuíno.

9. First, Break All the Rules (1999), de Marcus Buckingham e Curt Coffman

Primeiro Quebre todas as Regras


Este livro encoraja os gestores a abandonar as técnicas para formar lideranças que pretendem ser úteis para todas as pessoas.

Os consultores da Gallup Buckingham e Coffman fizeram mais de 80 mil entrevistas e descobriram que os melhores gestores são aqueles que escolhem as pessoas certas para o trabalho certo.

Entre outras lições da obra estão o tratamento humano aos funcionários e a orientação para ressaltar os pontos fortes dos profissionais ao invés de suas fraquezas.

10.The Goal (1984), de Eliyahu Goldratt

A Meta


O livro de Eliyahu Goldratt’s é atípico entre as obras de administração por pelo menos duas razões. Primeiro, Goldratt não era um titã da indústria, não lecionava em uma escola de negócios, nem atuava como consultor, mas sim como médico.

Em segundo lugar, “A Meta” é um livro de ficção centrado no gestor Alex Rogo, que tem três meses para transformar uma planta industrial que não gera lucro em uma operação eficiente.

Rogo usa os métodos socráticos para ajudar a melhorar seu casamento e depois para revolucionar a fábrica.

11. Good to Great: Why Some Companies Make the Leap … and Others Don’t (2001), de Jim Collin

Empresas Feitas para Vencer – Good to Great


Este livro sugere ao leitor descobrir o que é necessário para transformar o bom em ótimo e como transformar uma boa organização numa organização que gera excelentes resultados sustentáveis. Trata, essencialmente, de uma coisa: os princípios atemporais do processo de transição de boa empresa para grande empresa.

 

12.Guerilla Marketing (1984), by Jay Conrad Levinson

Marketing de Guerrilha


Da mesma forma que a guerra de guerrilha mudou o modo como as pessoas pensavam sobre a guerra e os conflitos,o conceito de marketing de guerrilha de Jay Conrad Levinson reformulou como as pequenas empresas pensam em promover-se.

Levinson defendeu usar mais o cérebro.

Não pendurar um banner para anunciar uma venda;doar produtos na rua. Não colocar anúncios caros; puxar um golpe de relações públicas para a publicidade gratuita.

Vinte e cinco anos depois, impérios foram construídos usando estas idéias.

13.How to Win Friends and Influence People (1936), de Dale Carnegie

Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas


Em sua 48º edição , com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo,” Como fazer amigos e influenciar pessoas” é considerado um dos principais livros no genêro, influenciando com ótimos conceitos a todos no âmbito pessoal e profissional.
 

14. The Human Side of Enterprise (1960), de Douglas McGregor

Gerenciando o Lado Humano da Empresa


Este livro aplica o pensamento e McGregor ao mundo empresarial de hoje, provando, mais uma vez, que o aspecto humano do trabalho é fundamental para a eficácia organizacional. O autor em Foco sugere ainda como mudar a forma de pensar e implementar as idéias de McGregor na própria empresa e no ambiente de trabalho.

 

15.The Innovator’s Dilemma (1997), de Clayton Christensen

O Dilema do Inovador


O autor, professor associado da Harvard Business School, pergunta por que algumas empresas bem geridas com novas tecnologias e serviços de qualidade ao cliente ainda podem vacilar. Sua própria pesquisa trouxe uma resposta surpreendente.

Christensen sugere que se baseando na satisfação do cliente  e ” necessidades atuais”, as empresas não conseguem se adaptar ou adotar as novas tecnologias que atendem as necessidades dos clientes ou necessidades futuras, e ele argumenta que estas empresas acabarão ficando pra trás.
O autor chama esse fenômeno de “tecnologia disruptiva” e demonstra os seus efeitos em indústrias tão diversas como a fabricação de disco rígido e varejos.
Ele passa a oferecer soluções, proporcionando estratégias de antecipação de mudanças nos mercados.
 

16. Leading Change (1996), de John P. Kotter

Liderando a Mudança


Kotter, neste livro, diz que os métodos usados pelos executivos para tentar transformar suas empresas em concorrentes mais fortes (como gestão de qualidade total, reengenharia, rightsizing, reestruturação, transformação cultural e turnaround) não são suficientes, porque eles não conseguem mudar o comportamento. Ao enfatizar a necessidade crítica da liderança para fazer com que a transformação aconteca, o livro oferece a experiência e os modelos de papéis positivos já vivenciados por outrem para que os líderes os imitem, além de identificar oito etapas pelo qual toda empresa deve passar para atingir sua meta.

17. On Becoming a Leader (1989), de Warren Bennis

Torna-se um Líder 


O guia do guru de liderança Warren Bennis  serve mais como um livro de auto-ajuda do que um tutorial de negócios para aperfeiçoar seu líder interior.

Benni chama a escassez de líderes eficazes uma “doençasocial”, caracterizado pelo pensamento míope e uma falta de auto-consciência.  A solução?

Aperfeiçoar sua “voz interior”, cultivando uma paixão por aquilo que você faz, e construção de confiança entre os seguidores.

 

18. Out of the Crisis (1982), de Edwards Deming

Saia da Crise


Apresenta a teoria de Deming, baseada nos 14 pontos de administração. Segundo ele, a ausência de planejamento para o futuro resulta em perda de mercado e menor oferta de emprego. Os administradores não devem ser avaliados apenas em função dos balanços, mas em função dos planos que são capazes de conceber para manter a viabilidade das empresas, proteger os investimentos, garantir a geração de dividendos no futuro e aumentar a oferta de empregos mediante o aperfeiçoamento de produtos e serviços.

19.My Years with General Motors (1964), de Alfred Sloan 

Meus Anos com a General Motors


A Economist o considera o mais original dos executivos-chefes e pensadores das teorias organizacionais de todo o século XX. Seu livro “Meus Anos com a General Motors” se tornou um clássico da gestão.

O livro foi escrito por Alfred Sloan com a ajuda de John McDonald, um editor da revista Fortune, e de um jovem historiador chamado Alfred Chandler. Sloan construiu sua reputação como presidente da GM, cargo que assumiu em 1923.A maneira por meio da qual ele reorganizou a empresa se tornou o modelo para quase todas as entidades corporativas no resto do século XX. Ele dividiu a GM em unidades autônomas que ficaram sujeitas apenas aos controles financeiro e político de uma pequena equipe central.

20. The One Minute Manager (1982), de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson

Gerente-Minuto


O livro traz uma nova proposta de gerenciamento de pessoal adotada por empresas de diversas áreas e baseada em três princípios básicos: estabelecer objetivos, usar o reforço positivo e lançar mão da repreensão como instrumento de redirecionamento.

21.Reengineering the Corporation: A Manifesto for Business Revolution (1993), de James Champy e Michael Hammer

Reengenharia – Revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência

 
A Reengenharia traz um novo conceito para as empresas deste século: “O repensar fundamental da reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade”

Michael Hammer e James Champy (1994), afirmam que a chave para a reengenharia está no abandono das noções básicas em que a organização se fundamenta e das teorias antiquadas sobre a divisão e organização do trabalho, pois esses métodos já não funcionam mais em um mundo onde as mudanças ocorrem em grande velocidade.

 

22.The 7 Habits of Highly Effective People (1989), de Stephen R. Covey 

Os Sete Hábitos das Pessoas altamente Eficazes


Esta miniedição é uma adaptação que reúne os tópicos essenciais do programa de sete passos desenvolvido por Stephen R. Covey, que pretende mostrar como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos princípios que caracterizam as ações bem-sucedidas e a felicidade duradoura.

 

23.The Six Sigma Way: How GE, Motorola and other Top Companies are Honing Their Performance (2000), de Peter S. Pande, Robert P. Neuman e Roland R. Cavanagh

Estratégia Seis Sigma



Estratégia Seis Sigma é um guia abrangente para a aplicação do Seis Sigma no mundo real em todos os setores industriais. Os autores Peter Pande, Robert Neuman e Roland Cavanagh oferecem uma abrangente orientação sobre Seis Sigma – mostrando o que há por trás do movimento, os resultados que está produzindo e, o que é mais importante, como implementar o sistema da forma que melhor se encaixe nas suas circunstâncias.

 

24.Toyota Production System (1988), de Taiichi Ohno 

Sistema Toyota de Produção


Taiichi Ohno é considerado o “pai” do Sistema Toyota de Produção. Este livro, escrito por ele e publicado em 1988, traz as inovações que caracterizam o Sistema dentro do contexto histórico em que foram surgindo e sendo implementadas. Trata-se de uma referência fundamental, em que Ohno mostra quais eram os problemas da produção em massa na indústria automobilística e como a Toyota veio a superá-los.

 

 

25. Who Moved My Cheese? (1998), de Spencer Johnson

Quem Mexeu no meu Queijo?

Uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois homens e dois ratinhos vivem num labirinto a procura de queijo – uma metáfora do que se deseja possuir na vida.
Sua mensagem é simples: Abrace a mudança porque é inevitável.

* Mais informações:

http://www.time.com/time/specials/packages/completelist/0,29569,2086680,00.html

 

 


 

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